Artigos do blog

Ansiedade nos investimentos: como lidar?

Ansiedade nos investimentos como lidar

Você se considera ansioso? Sabe como ela te afeta? Você controla sua ansiedade? Neste artigo vamos abordar o tema e como controlar a ansiedade nos investimentos! Vamos lá?!

Você está ansioso? 

Você sabia que o Brasil é considerado um dos países mais ansiosos do mundo? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela afeta cerca de 18 milhões de brasileiros. A ansiedade é um transtorno mental, ou seja, pode ser uma aflição, algo angustiante de que algo ruim pode acontecer ou uma apreensão de algo que está por vir. Neste nível, ela é muito comum, independente da idade. 

Estudos mais recentes também dizem que a ansiedade pode ser uma doença patológica, pois quando mais “avançada” e prejudicial ao seu cotidiano, por exemplo, se te causa problemas físicos ou emocionais que alteram sua vida, é necessário ter um outro cuidado com ela, ou seja, clínico. Por isso, se você está ansioso, tenha conhecimento sobre qual é o seu nível de ansiedade. 

E como lidar com ela? É possível controlar?

Quando se trata de ansiedade como uma apreensão, receio etc., pode-se dizer que um modo de lidar é criar um planejamento. Por exemplo, se você define uma rotina e quais são suas prioridades diárias, mensais, semanais e anuais você tem uma visão do que está por vir, do que você quer e quanto tempo vai levar para alcançar, dessa forma, você passa a controlar sua ansiedade já que já sabe o que está para acontecer, o que precisa fazer para que tudo seja feito. 

Um outro modo para você conter ela é praticar exercícios físicos, pois isso ajudará você a focar na atividade que está realizando naquele instante. Além disso, caso esteja trabalhando e sua ansiedade comece a te afetar, uma possível atitude é se levantar, respirar por uns 5 a 10 minutos e retomar para ele depois da pausa. 

Ansiedade nos investimentos

A autoavaliação é importante para todo investidor, pois ter um conhecimento sobre si é um jeito de você não tomar decisões baseadas somente no que você está sentido. Para quem atua no mercado financeiro, é fundamental ter um equilíbrio psicológico. Além do mais, quando você está ansioso e vai para cima do mercado o resultado muito provavelmente vai ser ruim, porque você está com uma expectativa sobre ele e vai tentar melhorar seus ganhos. Portanto, a ansiedade nos investimentos pode influenciar suas operações financeiras, assim, evite atuar nele quando estiver ansioso. 

Quer aprender mais sobre ansiedade? Então confira o que Jefferson Laatus falou sobre o assunto, como ela pode te impactar e meios de reduzi-la. Assista o vídeo aqui:

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Veja outros Artigos