Neste artigo iremos abordar um dos erros mais comuns dos traders em início de trajetória, o famoso e temido overtrading.
Vício para alguns, ansiedade para outros, mas acima de tudo a certeza de que muita coisa precisa ser corrigida para o bem do seu futuro nesta que é a profissão mais incrível e desafiadora de todas.
Abaixo destacamos algumas das atitudes que você pode tomar de agora em diante para evoluir também nesse aspecto e evitar ao máximo o excesso de operações.
Não será algo fácil, mas poupará seu capital
Controlar a ansiedade diante de um ativo que se movimenta o tempo todo não é algo fácil. Afinal, no mercado financeiro, olhar e não participar pode significar o mesmo que perder dinheiro para os traders iniciantes.
Mas o overtrading também pode estar ligado a situações e necessidades externas como a disponibilidade de pouco tempo para operar, ou a necessidade de se fazer dinheiro rápido, dois motivos que fazem o trader criar operações que não existem.
E quando isso ocorre, a nossa chance de perder dinheiro é ainda maior.
Não à toa, um dos pilares do trader vencedor é a proteção do capital, e o modo mais seguro de proteger o seu, sempre será a cautela.
Pare de criar, e comece a aguardar pelas oportunidades realmente vantajosas.
Para vencer no mercado tudo o que você precisa é tomar a decisão certa no momento ideal, o que está longe de ser algo simples, mas numa profissão onde exposição é sinônimo de risco de perder dinheiro, conseguir aplicar isso no intraday pode ser o começo da sua virada de chave.
Lembre-se: o trader paciente é o que opera menos por buscar apenas as melhores oportunidades, e que por isso sempre estará mais próximo da tão sonhada consistência.
Para de lamentar e aceite
Clicar mais também está vinculado a nossa necessidade de recuperar o dinheiro perdido com operações ruins, e para muitos, uma operação ruim não necessariamente é aquela em que perdemos dinheiro, mas também aquela em que ganhamos menos do que gostaríamos.
Por pensamentos como esse, muitos profissionais de mercado acabam abrindo mão de aproveitar o dinheiro que o mercado deu, e passam a buscar por operações cada vez mais longas ou agressivas para compensar a frustração de “deixar dinheiro na mesa”, o que é mais uma das armadilhas da profissão.
Em contrapartida,quando aceita as oportunidades que o mercado apresenta, o trader não apenas terá mais chance de construir seu financeiro, como também entrará ainda mais confiante e pronto para as próximas operações.
Opere mesmo sem clicar
Tempo de tela, e não quantidade de cliques, isso é o que transforma os traders inexperientes em vencedores do mercado financeiro.
O trader deve operar para operar bem, e isso significa seguir à risca o seu plano de trade.
Ao atingir sua meta, tenha em mente que seu objetivo foi alcançado e não precisa ser mais colocado em risco.
Você não precisa abandonar o mercado, mas pode se aproveitar dele treinando o seu operacional a partir das observações e anotações que somente ficar de fora pode lhe proporcionar.
Jamais esqueça que o mercado é um filme, e quanto mais você acompanhá-lo melhor será para sua evolução!
Caso queira saber mais sobre esse assunto, assista ao vídeo abaixo: