Artigos do blog

Petróleo: qual a sua importância para os EUA?

petróleo e mercado americano

Neste artigo, você vai descobrir a importância do petróleo para a economia americana.

Leia o texto completo! 

Afinal, o que é petróleo?

O petróleo é uma das commodities mais importantes do mundo, afinal, é um combustível fóssil que possui uma relevância muito grande para países exportadores e importadores. Para o exportador, quanto mais caro o petróleo, melhor porque ele vai receber por barril exportado. Geralmente, os países exportadores a sua economia têm as suas economias  movidas por petróleo, por exemplo, os Emirados Árabes ou países que compõem a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. 

A OPEP basicamente é quem manda no petróleo no mundo, pois os países-membros definem se o preço do barril vai subir ou cair de acordo com o que acontece no mundo e no mercado etc. 

Dessa forma, se o preço está muito baixo eles cortam a produção para fazer o preço da commodity subir. Por outro lado, se o preço do petróleo está muito alto eles aumentam a produção até o preço cair. Lembrando que o preço é movimentado também pela lei da oferta e demanda. 

A importância do petróleo para a economia americana

Você sabia que os Estados Unidos são um dos maiores produtores de petróleo do mundo? Segundo especialistas, o país importa cerca de 50% do que produz, ou seja, cerca de 12 milhões de barris. Da mesma forma que ele é um grande importador, é um grande consumidor, pois consome mais de 20 milhões por dia. Por isso, a commodity é fundamental para a economia e mercado financeiro americano, já que o país precisa comprar a diferença do que consome e produz. 

Um dos problemas disso nas suas operações financeiras e econômicas é que quanto mais caro o petróleo, mais caro fica seus produtos derivados. E isso afeta direta e indiretamente a economia e inflação americana. 

Além disso, o petróleo é importante para os preços dos combustíveis nos EUA. Essa é uma particularidade que se a commodity sobe, automaticamente o valor da gasolina e diesel sobem também. Assim, tanto economicamente quanto no mercado financeiro há uma oscilação gigante, já que o petróleo é um ativo volátil devido a sua entrega física, fatores macroeconômicos e procura por ele são algumas das razões para o seu valor mudar. 

Mercado americano e petróleo

No mercado americano dois tipos de petróleo são referência para os players. O primeiro é o WTI (West Texas Intermediate) que é negociado na CME (a bolsa de futuros de Chicago).  O segundo é o Brent Blend que é uma referência do preço do petróleo no mundo, sendo um grande parâmetro para o mercado europeu. 

Quer aprender mais sobre o petróleo e sua importância para os EUA? Então assista o vídeo abaixo para descobrir mais sobre essa commodity! 

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
José Alan
5 meses atrás

Otimas informações. Agregou muito ao meu conhocimento. Valeu!

Veja outros Artigos