O que são commodities? Como elas funcionam? Neste texto você vai aprender tudo isso e muito mais. Leia para saber mais!
Conteúdo do Artigo
ToggleCommodities: o que são?
Em resumo, a palavra commodity significa mercadoria, assim, as commodities são as matérias-primas de algum produto. Atualmente, as mais negociadas no mundo são: petróleo, minério de ferro, grãos e proteína animal e, a partir delas, outros itens são feitos.
Por que elas são importantes?
Um dos motivos é que permitem a produção e venda de outras mercadorias. Além disso, elas possibilitam a exportação e crescimento do país, ou seja, elas são fundamentais para a economia e geopolítica.
Como funcionam?
As commodities são essenciais não só para o comércio e sociedade, mas para o mercado financeiro. Afinal, você também pode negociá-las, comprando ou vendendo na bolsa. Sempre que você pensar em commodities, você precisa levar em consideração que elas funcionam em grande escala. Dessa forma, na linha de produção, é possível plantar (matéria-prima), colher e vender em grande quantidade sem mudar o que as commodities são. No caso do petróleo, um de seus derivados é a gasolina. Portanto, você pode vender a matéria-prima e só depois haverá uma série de processos que o transformam em combustível.
Além disso, a composição também não muda, o petróleo pode ser produzido tanto no Brasil quanto na China. O resultado é que talvez seja mais leve ou mais denso entre eles e, ainda assim, a vão possuir a mesma característica: ser vendável para inúmeras localidades e obviamente em grande escala.
Quanto mais o mundo cresce, mais demanda pelas commodities podem surgir. Por exemplo, se há uma crise e um produto é mais procurado os preços delas irão subir. Agora, se o contrário acontece (a procura por um produto final derivado de uma commodity diminui) seu preço cai, assim como as economias dos países que exportam; assim, a famosa lei da oferta e demanda começa a agir.
A procura de commodities está sujeita a flutuações de produção, razões econômicas e geopolíticas? Quer saber a resposta? Então assista o vídeo a seguir, onde Jefferson Laatus explica tudo sobre as commodities!