Artigos do blog

Crenças limitantes: o que são?

questões para remeter a análise de crenças limitantes

Neste artigo, você vai aprender como as crenças te limitam e colocam em risco sua vida profissional e pessoal. Além disso, vamos refletir sobre como mudá-las! Leia aqui!

Crenças limitantes: o que são? De onde elas vêm?

Em primeiro lugar, crenças são todos aqueles pensamentos ou convicções que acreditamos, melhor dizendo, que fomos levados a acreditar. São todos os pensamentos que não nos deixam fazer algo que realmente queremos porque um pensamento oposto sobre o que desejamos está enraizado em nossa mente.

As crenças podem ser tanto sobre você (vida pessoal e profissional) quanto sobre os outros. Por exemplo, muitos pais creem que um filho só vai ter sucesso na vida profissional se fizer faculdade e prestar concurso público. Outro exemplo, um aluno vem passar um período aqui no HUB da Laatus e acredita que todos aqui são milionários. No entanto, nenhum deles é necessariamente uma verdade, afinal, você pode ter sucesso profissional em qualquer área, basta estudá-la e dedicar-se; ou ainda, muitos aqui do HUB estão justamente iniciando na vida de trader profissional. 

O que você precisa entender é que somos um reflexo de quem convivemos e é daí que surgem as crenças limitantes. Tanto o ambiente que você está quanto as pessoas que você convive podem influenciar no que você pensa, no que você acha “bom ou ruim”, “certo ou errado”. 

Agora que você já sabe o que as crenças são e como elas surgem vamos refletir sobre como elas podem estabelecer as suas escolhas na vida profissional e pessoal. 

Vida pessoal

Quando falamos de vida pessoal, o primeiro ambiente que estamos sujeitos a convivência é o familiar. E, claro, muitas vezes, os pais querem proteger seus filhos e acabam dizendo “não faça isso” e muitos acreditam naquilo firmemente, mas você já pensou no quanto isso é prejudicial ao longo da sua vida? Quantos já ouviram “você não pode fazer isso” mesmo sabendo que conseguiria? É justamente nesse sentido que as crenças limitantes impactam no desenvolvimento pessoal de cada um, já que ao ter na sua mente que “não é possível” você talvez acabe tornando-se uma pessoa negativa ou até sem perspectiva de objetivos, já que acredita que aquilo não é possível.

Vida profissional 

Um outro aspecto é na vida profissional, pois durante a sua formação ou até no seu ambiente de trabalho você pode passar a crer em algo. Afinal, quantos adultos estão infelizes em suas vidas porque não puderam estudar e trabalhar em algo que realmente queriam? Ou já escutaram de seus superiores que “você não é capaz para essa vaga” quando tinham potencial? Novamente, é aí que mora o problema de não refletir sobre o que acreditamos e isso deveria ser uma prioridade. Dito isso, vamos ao que interessa: como mudar?

Como mudar? 

Para alterar algo “enraizado” em sua mentalidade, o primeiro passo é analisar tudo o que você acredita. Quantas vezes você já fez isso? É importante questionar e analisar suas crenças em busca de autoconhecimento e crescimento pessoal. Depois, com uma análise sobre si feita, o segundo passo é buscar conviver com pessoas motivadas, determinadas e com objetivos claros para que haja a superação das crenças que não fazem sentido em sua vida. Pois a mudança é uma escolha pessoal que nos permite evoluir e estar em constante evolução. 

Além disso, para mudar é preciso ter boas referências e nisso Jefferson Laatus é um dos maiores especialistas! Assista ao vídeo abaixo para saber o que ele tem a dizer sobre as crenças limitantes.

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Cesar Augusto Zandona
8 meses atrás

Preciso melhorar nesse aspecto!

Veja outros Artigos