Artigos do blog

Prioridades: como definir?

calendário para definir prioridades

Neste texto vamos refletir sobre a necessidade de definir prioridades, seja na vida quanto nos investimentos. 

Definir prioridades é importante?

Definir prioridades é fundamental para nossa vida. Afinal de contas, sem elas não sabemos o que é importante de fato para um determinado período, momento de vida, ou seja, o que realmente queremos ou não. Por definição, a palavra prioridade vem do latim “prior”, que significa anterior, ou seja, é algo referente a algo que se encontra em primeiro lugar em comparação a outras. Mas você sabe como defini-las? Então continue a leitura!

Como definir prioridades pessoais?

Na vida, é fundamental fazer escolhas, certo? Só que para cada uma precisamos definir o que vamos fazer primeiro, portanto, é neste momento que definimos uma prioridade pessoal. Por exemplo, você deseja algo agora, mas está buscando algo muito maior para o seu futuro, logo, você vai precisar priorizar um deles e se dedicar para alcançá-lo. Assim, o primeiro passo para definir prioridades é fazer escolhas.

Em seguida, é fundamental refletir sobre o quanto você está disposto a realizar o que almeja. Nesse sentido, é necessário se questionar: “estou disposto a sacrificar algo agora?” Pois ao escolher alguma coisa, consequentemente você vai sacrificar outra. 

Exemplificando, você pode decidir gastar todo o seu dinheiro em diversos lugares e momentos, curtir o presente sem nenhuma restrição… Mas você pode optar por separar mensalmente um determinado valor e investir para uma meta, como ter sua liberdade financeira, ter sua aposentadoria, comprar um bem material à vista etc. Ou seja, essa troca de prioridades implica abrir mão de algumas coisas em busca de algo maior, tanto na sua vida pessoal quanto na sua financeira. 

Por fim, para definir uma prioridade, é importante que você tenha em mente o que realmente deseja e em um determinado tempo, de acordo com sua realidade. Pois não adianta saber o que quer, sem ter um plano de como e de quanto tempo você vai conseguir conquistar. 

Prioridades para investir

Além de ter prioridades nos aspectos pessoais da sua vida, você precisa definir quais são os seus para investir. Afinal, é importantíssimo ter um plano bem traçado, com metas, tempo e objetivos reais. Uma maneira de realizar um bom planejamento depois de saber suas prioridades é criar uma rotina para alcançar o que tanto deseja. Além disso, esteja aberto às mudanças da vida, pois elas farão você alterar suas prioridades ao longo dos anos. 

No vídeo abaixo, Jeffeson Laatus fala da necessidade de ter prioridades e como a vida exige mudanças constantes de novas prioridades. Assista para saber mais! 

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Sirlene Bastos
8 meses atrás

Obrigada Jeff, por ser um exemplo de persistência!

Veja outros Artigos