Artigos do blog

Taxa DI: o que é?

moedas para ilustrar a taxa DI

Se você investe ou está começando, a taxa DI já apareceu para você, investidor, ou você ainda vai ouvir falar muito sobre ela. Afinal, a taxa DI é importante tanto para os investidores quanto para a economia do país.

Mas muita gente não sabe o que ela é e como ela reflete no cotidiano, por isso, neste texto vamos apresentar algumas informações sobre a taxa DI e sua relevância para o mercado financeiro

Afinal, o que é a taxa DI?

A sigla DI significa Depósito Interbancário, que basicamente é a troca de juros, ou seja, são os empréstimos entre os bancos. Mas por que essas instituições fariam isso? O Banco Central tem uma regra que nenhum banco pode “dormir no vermelho”, negativado. Isto quer dizer que, às vezes, se um banco estiver fechando o dia negativo ele pode pedir empréstimo de dinheiro para outro até o dia seguinte, com o fim de evitar riscos sistêmicos, pois o Banco Central do Brasil não permite que a instituição encerre suas atividades financeiras negativadas. A taxa DI geralmente é muito próxima do valor da taxa Selic – a taxa básica de juros da economia do Brasil. 

Para que serve o DI? 

Além de ser uma forma dos bancos realizarem empréstimos entre si, a taxa DI serve para os grandes bancos, fundos e instituições financeiras protegerem seu patrimônio, usando-o para segurar a carteira de investimentos, se proteger do futuro ou alguma operação. Já as pessoas físicas usam a taxa DI para investir em renda fixa, através do CDI – Certificado de Depósito Interbancário, seja investindo em CDB, LCI, LCA etc. Portanto, para quem deseja investir ou já atua no mercado de renda fixa, é importante conhecer todo o cenário, juros, inflação, política, economia etc. para tomar as melhores decisões.

A taxa DI alta é boa ou ruim para o país?

Com a taxa DI alta os bancos sofrem com as taxas mais altas, consequentemente os empréstimos de bancos para seus clientes também ficam mais caros. Do mesmo modo, é ruim para o varejo porque se os juros sobem significa que a inflação está alta e se ela está alta, o consumo da população diminui, afinal, os preços ao consumidor se elevam. Gerando então uma série de questões sociais, políticas e econômicas. Por isso, conhecer DI, suas relações e impactos é fundamental para investidores em renda fixa e renda variável. 

Agora, se você deseja saber mais sobre DI e como operá-lo, assista o vídeo completo abaixo. Nele, Jefferson Laatus fala sobre o que ele é, como funciona, como operar no Day Trade com o DI futuro e muito mais! Confira aqui!

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Diogo
9 meses atrás

Simples e direto,Top

Veja outros Artigos