Artigos do blog

Como ter um planejamento pessoal e financeiro?

Como ter um planejamento pessoal e financeiro

Você se sente perdido na hora de se organizar? Neste artigo vamos te ensinar como ter um planejamento pessoal e financeiro. Confira aqui! 

Primeiros passos do planejamento pessoal

Quando se trata de planejamento pessoal, o primeiro passo que você precisa é refletir sobre o que está te atrapalhando. Ou seja, é fundamental que você identifique em quais momentos do dia você mais procrastina, porque não cumpriu suas metas, tarefas e objetivos, por exemplo. Escreva todas essas razões para que você saiba justamente os seus obstáculos e como solucionar cada uma dessas dificuldades, deste modo você já terá um pontapé de como se planejar na sua vida pessoal. 

Um segundo passo é definir suas prioridades. Ter um mapeamento do que você deseja é necessário, pois sem defini-las a sua vida fica sem um direcionamento. Além disso, é extremamente importante que você tenha metas. Crie cada uma delas com: o que, o tempo, o valor e o que você precisa fazer para cumpri-la. Exemplificando: se você deseja uma cadeira gamer de alta qualidade em um ano, o valor dela (em média) é de 1.200 reais. Logo, você precisa economizar ao longo de 12 meses 100,00 reais para pagá-la à vista.  Defina suas metas de acordo com sua realidade, porque não adianta definir já sabendo que não poderá cumprir porque não tem algo, como tempo ou dinheiro necessário.

Por fim, ainda sobre planejamento pessoal, após esses primeiros passos, crie uma rotina. Pois com ela, você vai conseguir controlar o que vai fazer durante os dias, meses e semanas, visando suas prioridades e metas.  

Como ter um planejamento financeiro? 

Depois de ter uma organização pessoal, se você está iniciando na educação financeira, é fundamental que você tenha um planejamento financeiro. Logo, você deve consultar o extrato bancário da sua conta nos últimos seis meses. Isso é essencial para que você saiba quanto vem ganhando e gastando, ou seja, como anda sua saúde financeira. 

Quer aprender mais sobre o tema? Na nossa nova série ensinaremos detalhadamente como você pode melhorar sua educação financeira. No vídeo abaixo você vai conferir como ter esses dois planejamentos e ainda vai ganhar um presente! Descubra assistindo o vídeo! 

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Nicole Breseghello
10 meses atrás

A organização pessoal precede a organização financeira, Definir uma rotina para alcançar os objetivos auxiliará na retomada de atividades por contratempos e procrastinação.

Veja outros Artigos