Artigos do blog

Como lidar com o medo?

Como lidar com o medo

Como lidar com o medo? Neste artigo vamos refletir sobre esse estado emocional que pode influenciar diretamente na sua vida.

Antes de saber como lidar com o medo, é fundamental reconhecê-lo. Vamos lá?

O que é o medo? 

Em primeiro lugar, vamos refletir sobre o que ele é para a psicologia. Para essa ciência humana, o medo é um estado gerado a partir de situações perigosas ou que temos alguma preocupação. 

Já para a biologia, é resultado do que o cérebro humano é capaz de realizar, pois é a partir dele que temos as nossas emoções. Além disso, quando nos sentimos ameaçados é normal que o cérebro estimule o sentimento de medo e, consequentemente, haja a liberação de hormônios como a adrenalina, que faz com que tenhamos um aumento significativo da frequência cardíaca e até mesmo respiratória. 

O medo pode estar presente em diversas situações, ou seja, podemos senti-lo tanto na vida pessoal quanto na profissional ou financeira. Por isso, é importante saber lidar com ele, vamos lá? Continue lendo para saber mais!

Como lidar com o medo? 

Para lidar com ele em relação a algo da sua vida pessoal, o primeiro passo é entendê-lo. Pois o medo pode surgir de inúmeras maneiras, por exemplo, você pode ter um receio de animais, de situações, etc. Por isso, procurar ajuda profissional, é necessário. 

Além disso, nos investimentos esse sentimento também pode aparecer. Se você está começando a investir, o primeiro medo é não ter conhecimento o suficiente para saber o que fazer. Logo, para lidar com ele, neste caso, é importante que você procure informações bem embasadas e fundamentadas. Conheça nossas formações! 

Agora, se você já é um investidor experiente, o medo pode surgir quando está atuando no mercado. Deste modo, é importante que você trabalhe sua mentalidade e suas emoções antes, durante e depois das operações financeiras. Um modo de fazer isso é justamente ter a clareza do que você deseja, tendo uma rotina e planejamento. Por exemplo, você está operando e stopa três vezes seguidas. Geralmente, se você não tem um planejamento, o desespero pode começar e o sentimento acabar tomando conta. Por isso, ter um plano para operar é uma possível resolução para lidar com o medo neste exemplo. 

Quer aprender mais sobre como um dos maiores especialistas de dólar do Brasil lida com o medo? Então confira abaixo o vídeo no qual Jefferson Laatus fala sobre o tema. 

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

6 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Nicole Breseghello
10 meses atrás

O medo não supera a obstinação e a dedicação. O medo você combate com o conhecimento que o levará a construir talentos se utilizado, testado e feito com erros e acertos.

Andre Santos
10 meses atrás

Constância e conhecimento, disciplina e perseverança

André Borges
10 meses atrás

O medo por um bom tempo foi meu limitador, porém também foi o respónsável por buscar estudar cada vez mais e entender que só tenho medo do que não me sinto confiante em fazer, por não saber e nem entender o fazer e o porque fazer e hoje com o Jefferson Laatus e sua equipe LAATUS, estou aprendendo e diminuindo cada dia mais esse medo, Gratidão…

Edu Marques
10 meses atrás

Top Laatus, o medo como um catalisador ou potencializador para a atenção e foco pode ser uma ferramenta importante contra a auto sabotagem, tão comun na nossa carreira, mas o medo dominante que paraliza e agoniza precisa ser vencido, esse video é muito importe neste processo. Meus parabéns pelo conteúdo e de altíssimo nível.

claudio
10 meses atrás

Conhecimento, rotina e planejamento, eis o antídoto para o medo. Excelente artigo.

Elizan Da Costa
10 meses atrás

Verdade, formulário extremamente importante

Veja outros Artigos