Artigos do blog

Diferença entre macro e microeconomia

Diferença entre macro e microeconomia

Qual é a diferença entre macro e microeconomia? Você já ouviu falar desses conceitos? Então leia agora o nosso artigo! 

Para saber a diferença entre macro e microeconomia, o primeiro passo a ser dado é entender o que são cada um desses conceitos fundamentais para a economia e sociedade. Quer saber como eles são importantes para seus investimentos e operações no mercado financeiro? Continue lendo! 

O que é macroeconomia? 

Em linhas gerais, podemos dizer que macroeconomia é a compreensão de informações fornecidas por órgãos dos países sobre como está a economia do país, ou seja, é entender como está a saúde de cada um dos países. Por exemplo, você pode analisar como está a inflação de um país, seu PIB (Produto Interno Bruto), dados de emprego e desemprego, taxas de juros, etc. 

Dito de outro modo, é uma perspectiva geral de como um determinado país está, com dados que informam a economia como um todo. Exemplificando, o que acontece nos EUA reflete no Brasil. Visto que, a nível de importância, temos os EUA (com uma economia maior e mais desenvolvida) refletindo no Brasil (um país emergente). 

Agora que você já sabe o que é macroeconomia, vamos entender o que é microeconomia. 

O que é microeconomia? 

Microeconomia tem um conceito semelhante a de macroeconomia. Ela é a área que estuda os dados que determinam os comportamentos econômicos individuais de consumidores, empresas e as atividades econômicas. Ou seja, informa a oferta e demanda de produtos, como está a produção do país frente aos outros, relações de recursos, bens e serviços etc. 

Qual é a diferença entre macro e microeconomia?

A maior diferença é justamente a dimensão dos dados, pois um apresenta informações mais amplas e, na maioria das vezes, dados que refletem em economias menores. E outro apresenta referências mais individuais. 

Se você deseja saber mais informações sobre o tema, assista o vídeo completo aqui:

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

4 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Nicole Breseghello
7 meses atrás

Matéria concisa e pontual que facilita o entendimento e fixa conceitos.

Elizan Da Costa
7 meses atrás

Muito útil. Muito obrigado pelas informações

Racca Racca
7 meses atrás

muito bom

Veja outros Artigos