Artigos do blog

Taxa PTAX: o que é? Conheça mais sobre ela!

taxa ptax

Neste artigo você vai entender o que é a taxa PTAX e muito mais! Leia e confira agora!

Taxa PTAX: o que é?

A taxa PTAX basicamente é o preço justo do dólar no dia. O cálculo é diário, acontece em todas as transações financeiras do país, ou seja, encerramento de contratos, mandar dinheiro para o exterior ou trazer para o país. Assim, toda vez que você realizar um câmbio, por exemplo, comprar dólar a taxa incidente vai ser sempre a taxa PTAX, isso vale tanto para o dólar comercial quanto para o de turismo.

A PTAX é uma referência para o mercado financeiro justamente porque ela pode impactar na economia e cenário do país a depender das movimentações do dólar no mercado. Se você opera no Mercado Futuro é essencial que você saiba qual é a sua importância.

A importância da PTAX para o Mercado Futuro

Ao pensar nessa taxa para o Mercado Futuro precisamos entender que ela vai além de ser uma referência. Ela faz movimento no mercado quando é feito a coleta dela pelo Bacen (Banco Central do Brasil).

A PTAX é utilizada para encerramento de contrato futuro. Por exemplo, o contrato de dólar (DOLFUT) – que possui uma vigência mensal. No último dia útil do mês às 13h o contrato se encerra. O que faz com que haja a necessidade de uma taxa de referência para ser fechado. E, neste caso, a taxa utilizada para o encerramento é a PTAX. Mas como é feito o cálculo da taxa?

O cálculo da PTAX

O Bacen diariamente faz 4 coletas de dados para saber a média dela. O cálculo da PTAX é feito a partir dos preços do dólar à vista em quatro janelas de horários: 10h, 11h, 12h e 13h. Baseado nesses preços, ele faz a média do valor da taxa PTAX. Para quem opera no mercado futuro vale ficar atento a ela, principalmente no último dia do mês que é quando acontece o encerramento dos contratos futuros.

Na Especialização em Mercado Futuro, Jefferson ensina tudo sobre como operar os ativos desse mercado aqui no Brasil e muito mais!

Se você quer entender mais sobre ela, confira agora vídeo abaixo para descobrir mais informações sobre ela.

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Veja outros Artigos