Artigos do blog

A diplomacia pode influenciar o mercado financeiro?

Bonecos ao redor de um globo

Neste artigo, você vai entender como funciona a diplomacia entre os países, além do impacto no mercado. Leia aqui!

A diplomacia entre os países acontece através da geopolítica, e entender isso é muito importante para quem opera no mercado financeiro. A geopolítica é a relação entre os países, e a diplomacia serve para eles conseguirem fazer negócios entre eles.

Diplomacia entre os países

O Brasil é um país que possui uma boa relação com praticamente o mundo inteiro, o que é positivo para a balança comercial e exportações do país. Quanto mais parceiros comerciais um país possui, melhor para ele, pois é mais propício que faça negócios e, consequentemente, acabe lucrando. 

Nenhum país consegue se sustentar sozinho, e por isso a boa relação entre os países acaba sendo benéfica para todos, pois dessa maneira, passam a fazer negócios que sejam positivos para todos.

Entretanto, existem países que sofrem sanções e acabam não possuindo relações com outros países, como é o caso da Venezuela e da Rússia. Isso pode acontecer por conta de conflitos, como guerras, e esses países acabam ficando isolados, sem a oportunidade de fazer negócios com países importantes, como os Estados Unidos

Parceiros comerciais do Brasil

O Brasil possui três grandes parceiros comerciais. O primeiro deles é a China, comprando muito grão, proteína, minério, petróleo e outros itens.Em 2023, a balança comercial do Brasil com a China chegou na casa dos US$90 bilhões. O segundo lugar fica com a Europa, que ultrapassou os Estados Unidos, que passou a ser o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

A Argentina já chegou a ser um grande parceiro comercial do Brasil, entretanto, com a crise instaurada lá e com a diplomacia entre os países meio abalada, a balança comercial sofreu uma grande queda, ficando em torno de US$14 bilhões.

Influência na economia e no mercado

Quando você consegue saber quem são os maiores parceiros comerciais do Brasil, consequentemente você acaba sabendo de quem o Brasil acaba dependendo. Quanto mais a China crescer, por exemplo, mais ela vai acabar demandando do Brasil, ou seja, vai comprar mais, ajudando o Brasil a crescer. A mesma coisa serve para a Europa e para os Estados Unidos. Dessa maneira, mesmo que você não opere o mercado internacional, é importante saber o que acontece nesses países, pois pode influenciar diretamente na economia do Brasil e também no mercado brasileiro.

Para entender mais sobre esse assunto, assista o vídeo abaixo!

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Josadaque da Silva Almeida
1 mês atrás

Enriquecer demais, relembrando temas de aula do CTX2.0 maravilha.

Veja outros Artigos