Artigos do blog

Os impactos da geopolítica no mercado financeiro

impactos da geopolítica

O que é geopolítica?

A geopolítica basicamente é a política entre países para que possam fazer negócios entre eles, para que possuam uma balança comercial e comércios.

Da mesma forma que temos uma polícia interna, onde os representantes tomam as decisões dentro de um país, existe a política entre os países, que chamamos de geopolítica. 

É fundamental levar em consideração que todo país depende de algum modo de outro, ou seja, nenhum é autossuficiente porque nenhum país consegue ter dentro do seu território tudo o que ele precisa para funcionar. Assim, a geopolítica é a diplomacia entre os países para o bom relacionamento entre eles para que eles possam crescer. 

Pelo menos na teoria é assim…

Na prática, a geopolítica envolve muito mais que isso, pois se um país tem um bom relacionamento com um outro cliente que não está dentro do ciclo de negócios de seus parceiros comerciais ele pode se prejudicar. Por exemplo, o Brasil é cliente dos Estados Unidos e às vezes essa relação tem “regras”, como o caso do Brasil comprar da Rússia, que devido ao conflito atual muitos países fizeram embargos comerciais, deste modo entender o contexto é fundamental para você, investidor.

Mas você já se perguntou quais são os impactos da geopolítica no mercado financeiro?

Continue lendo para saber!

Quais são os impactos da geopolítica no mercado?

Quando falamos de geopolítica, precisamos entender também um fator muito importante: as commodities no mundo. A geopolítica dita muito como que as coisas vão funcionar em cima de commodities. Principalmente quando envolve fatores como guerra e conflitos armados, pois reflete diretamente no mercado financeiro. 

A atual conjuntura da Rússia e Ucrânia, essa guerra é um exemplo de como as commodities podem impactar o mundo das negociações e operações. Esse é um conflito por território seja qual for o motivo da guerra. 

E por que mexeu diretamente com as commodities, principalmente petróleo e gás? Porque a Rússia é uma grande exportadora de gás para a Europa, além de ser um exportador de petróleo também. A guerra ainda está acontecendo e, por isso, vários países aplicaram sanções econômicas. Isso é um meio que eles encontraram de “parar a guerra” e assim, as negociações também acabam sendo afetadas, pois sem as exportações da Rússia, o mercado pode ser impactado em diversos níveis, seja por procura, por demanda, por preço etc. 

Aprenda mais com Jefferson Laatus no vídeo abaixo que fala sobre o tema! Assista agora!

Deixe um comentário

Subscribe
Notificação de

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Veja outros Artigos